Já leu o 1ºartigo? Se não, leia aqui!
Quais os tipos de caldeiras a gás disponíveis?
Como dissemos anteriormente, existem muitos modelos de caldeiras a gás, capazes de atender a uma demanda variada de necessidades. As mais comuns, entretanto, são:
Caldeiras murais a gás:
São o tipo mais tradicional de caldeiras a gás e podem ser convencionais ou de condensação. Elas são práticas e se adaptam a uma utilização doméstica normal, por apresentarem potências e dimensões superiores à de um esquentador.
Estão a seu favor o preço – muitas vezes mais competitivos do que os outros modelos- e a facilidade de uso e de instalação.
Elas podem ser instaladas em praticamente todas as residências, porque podem trabalhar com modelos de tiragem forçada e natural. Ou seja, em sistemas que apresentam a chaminé tradicional e em modelos de estanque, que funcionam com chaminés coaxiais.
As caldeiras murais de estanque têm sido muito procuradas, porque são opções indicadas para edifícios e outras habitações que não possuem chaminés tradicionais, além de não queimarem o ar interior para a combustão, sendo, dessa forma, consideradas mais seguras.
Além disso, as caldeiras murais a gás podem ser:
- Caldeiras de condensação: utilizam uma tecnologia mais moderna, o que permite aproveitar a energia que se encontra nos gases de combustão. Ou seja, quando a passagem de calor dos gases de combustão para a água do circuito acontece, ocorre um arrefecimento desses gases até o ponto de condensação do vapor de água contido nos mesmos. Dessa forma, recupera-se a energia gerada e a mesma é utilizada na caldeira para aquecimento adicional. Isto aumenta a eficiência da sua caldeira e diminui o consumo. Entretanto, os valores deste tipo de caldeira costumam ser mais altos e, por isso, saber se este é um modelo adequado para você depende muito da zona em que habita e das suas necessidades de aquecimento.
- Caldeira convencional: ao contrário da anterior, neste modelo os gases da combustão são libertados para a atmosfera. Para poupar energia e melhorar a eficiência deste tipo de caldeira existem algumas medidas que podem ser tomadas, como a instalação e a sua manutenção.
Espero que tenham gostado, continua no próximo artigo.
Rua das Furnas Nº24 2ºDto, S.Domingos de Benfica 1500-300 Lisboa
912460817
[email protected]
Deixe uma resposta