Criado por & Incluido na categoria Caldeira a pellets.

Já leu os primeiros artigos? Se não, leia aqui o 1º e aquio 2º

Qual o tipo de conduta de fumo que a habitação dispõe?

A conduta de fumo é um item indispensável para que possa proceder com a instalação da sua caldeira a pellets e, é muito importante, que ela chegue até o telhado.

Praticamente todos os fabricantes desaconselham a saída do fumo diretamente para a parede sem que haja uma conduta de fumo, pois isso pode impedir que a caldeira funcione de maneira adequada, seja ela a pellets ou a lenha. Em alguns países, inclusive, esta instalação é proibida por lei.

Assim, se a sua habitação não dispõe de uma saída de fumo, então construa uma conduta adequada. Caso viva em um edifício, informe-se com o administrador do condomínio sobre como proceder.

Agora, se a sua habitação dispõe de uma conduta de fumo, antes de instalar a sua caldeira a pellets, certifique-se de que a mesma está em condições de ser utilizada.

Outros itens importantes a considerar:

o rendimento da sua caldeira a pellets

O rendimento é um valor expresso em percentagem e que indica a quantidade de calor gerada pela combustão que será, de facto, emitida para o ambiente.

Assim, se dissermos que uma caldeira possui 90% de rendimento, estamos a dizer que a cada 100kg de pellets, 90kg serão usados para o aquecimento.

as certificações da caldeira

Na hora de escolher por determinada caldeira a pellets, busque por marcas que tenham maior número de certificados, de modo a oferecerem uma maior garantia de qualidade, afinal passaram por variados testes de organismos autônomos e independentes do país.

quais as emissões produzidas

Processos de combustão acabam por produzir gases, alguns mais tóxicos e poluentes que outros. No caso das caldeiras a pellets, as emissões produzidas são, sobretudo, de monóxido de carbono. Contudo, caldeiras e sistemas fechados modernos têm níveis de emissões relativamente baixos, pois garantem um processo de combustão mais completo possível. Ainda é importante lembrar que o pellet é considerado um combustível verde, uma vez que o seu impacto no Co2 é igual a zero, ou seja, o que é emitido equivale ao que uma planta consegue absorver.

Com todas essas considerações, deverá ser mais fácil optar pela melhor caldeira a pellet para a sua habitação. Não se esqueça de conferir se o equipamento escolhido é fácil de usar e de fácil manutenção e ainda o seu funcionamento (se faz barulho, como é e qual a força da chama, entre outros pontos).

Rua das Furnas Nº24 2ºDto, S.Domingos de Benfica 1500-300 Lisboa
912460817
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *