Já leu o 1ºartigo? Se não, leia aqui!
Qual a melhor potência para a minha caldeira?
A potência térmica é um valor expresso em kW que indica a quantidade de calor emitida pela caldeira em funcionamento. Contudo, nem sempre a caldeira com maior potência é, necessariamente, a melhor escolha para o seu caso.
Definir a potência da caldeira é uma tarefa bastante pessoal, pois irá depender das suas necessidades de aquecimento. Alguns itens que devem ser considerados na hora de definir a potência ideal da sua caldeira a pellets, são:
zona em que se situa a habitação:
se existirem lagos ou cursos de água próximos pode haver uma maior dispersão do calor e, com isso, necessitar de potências mais fortes. Na hora de descobrir a potência ideal, considere se a habitação está em uma planície, na montanha ou na zona do mar.
qual o volume da divisão a aquecer:
lembre-se que, quanto maior for a divisão a ser aquecida, maior deverá ser a potência da sua caldeira. Para encontrar o volume deve multiplicar a área da divisão pela altura.
qual o grau de isolamento da habitação:
casas com um bom isolamento não necessitam de potências muito grandes para o aquecimento, por isso saber a forma como a sua habitação foi construída e projetada é muito importante de forma a perceber-se o tipo de manutenção necessária. Para isolamentos fracos, use um coeficiente de 40; para isolamentos médios, coeficiente de 35 e para isolamentos elevados, 30.
Assim, na hora de definir a sua potência, inicie multiplicando o volume da divisão pelo coeficiente do tipo de isolamento. Você terá como resultado a quantidade de calor que o seu ambiente necessita. Converta em kW e terá a potência ideal da sua caldeira a pellets. Depois, multiplique esse valor por 15 ou 20%, que é a margem de possíveis perdas (que podem variar de acordo com a zona que habita).
Espero que tenham gostado, continua no próximo artigo.
Rua das Furnas Nº24 2ºDto, S.Domingos de Benfica 1500-300 Lisboa
912460817
[email protected]
Deixe uma resposta